Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dente de leite também merece cuidado: mitos e verdades sobre a saúde bucal infantil

ente de leite também merece cuidado: mitos e verdades sobre a saúde bucal infantil

Você já ouviu alguém dizer que “dente de leite não precisa tratar porque vai cair”? Esse é um dos mitos mais perigosos quando o assunto é saúde bucal infantil.

Quando levar a criança ao dentista?

Os dentes de leite têm funções essenciais no desenvolvimento da criança: ajudam na mastigação, na fala e também servem como guia para o nascimento dos dentes permanentes. Quando não são bem cuidados, podem causar dor, infecções e até prejudicar a formação dos dentes futuros.

Mitos e verdades:

“Dente de leite com cárie não precisa tratar”Mito! Cáries em dentes de leite causam dor e devem ser tratadas.

“É normal criança ter mau hálito” Mito! Mau hálito pode indicar problemas bucais e merece atenção.

“Criança pode usar fio dental”Verdade! O uso do fio dental deve começar assim que os dentes estiverem em contato.

Quando levar a criança ao dentista?

A primeira visita deve acontecer até o primeiro ano de vida. Assim, os pais recebem orientações e a criança já começa a se familiarizar com o consultório de forma positiva.

Na FDM, temos profissionais especializados em odontopediatria, com uma abordagem acolhedora, respeitosa e voltada para o bem-estar dos pequenos.

Resumindo!

Cuidar dos dentes de leite é essencial para a saúde bucal infantil. Eles auxiliam na mastigação, na fala e guiam o crescimento dos dentes permanentes. Cáries nesses dentes devem ser tratadas para evitar dor e complicações. O mau hálito em crianças não é normal e pode indicar problemas. O uso do fio dental deve começar assim que os dentes se encostarem. A primeira visita ao dentista deve ocorrer até o primeiro ano de vida, promovendo um cuidado preventivo e positivo desde cedo.

Agende uma avaliação e comece sua transformação hoje!

Leave a comment